15 Versos à Jundiá
Do JNT
Por Antenor Mario
(Imagem: CENISO)
Nas Rimas da Poesia Em 15 Versos direi Como Jundiá Cresceu
Possuindo sua História Nas cronologias do Tempo Faz Hoje 15 anos
Foi em 09 de Janeiro Um ano como esse Nascesse para nosso tempo
Tempo esse Que iniciou sua história Ao longo dos anos e destes versos
Por Manoel Luiz Inicia-se teu acervo Magnífico e Esplêndido
Da História e da Cultura Faz parte do Agreste E do Rio Grande do Norte
Neste imenso Brasil Ainda ter administrou Os Filhos desta terra Tiago e Cenira
Sendo exemplos de Simpatia Beto de Izaías, Completa este Ciclos Até os dias atuais
Contigo tem seu Povo Que faz sua História Com enorme compromisso
Compromisso esse Que me faz hoje poeta E me faz cada vez feliz!
Essa História é Inspiração Para os filhos futuros E para uma maior imaginação
Vemos te crescer Jundiá da emoção Para esse povão
Comecemos na Escola Nos anos 30 Por Dona Nina
Pois até hoje Estamos evoluindo E te agradecendo
Essa História Não tem fim Pois ainda ela continua... Antenor Mario
Sobre Jundiá/RN: Jundiá/RN é a cidade mais nova do Estado do Rio Grande do Norte possui cerca de quase 4 (quatro) mil habitantes ou seja 4 (quatro) mil filhos que ama a pátria desta maravilhosa cidade que anda ligado a natureza e o mais semblante amor de viver. Jundiá tem sua história iniciada pelo povoamento dos quilombolas ao mesmo tempo entrevistas aponta índice de existência de índios em seu território. Esse fato é comprovado pelo nome de algumas comunidades que provavelmente teve contato com indígenas. Quando iniciei o trabalho de procurar a história de Santa Fé, me surpreendi com algumas entrevistas é o caso de saber que em 1890 provavelmente a comunidade tinha recebido visita “os turco” assim chamava os moradores mais antigos diz Almira Alves e Maria Nazaré. Mas, o fato de que tenha indígena é muito certo pois o nome taboca e taquara se dirigi à termos indígenas já que esse material como é conhecido “Bambu” tenha sido usado muito para confeccionar tipos de flautas de madeira na época. O povoamento de Jundiá esta relacionado diretamente ao Riacho Jundiá e a Comunidade quilombola do Arisco dos Pires. Quando os indígenas fugiam dos homens brancos por causa das guerras eles entravam dentro do mato e nossa cidade ou seja nosso município era uma mata imensa e grandiosa “Mata Atlântica” uma mata litorânea. Nesta mata existia muitos rios e lagos e até lagoa. As comunidades indígenas gostavam de fica pertos de rios foi o caso do Riacho Jundiá. Mas só que os homens brancos entravam mais e mais dentro das matas destruindo assim a natureza até que os indígenas tinha que sair daquele local. Os quilombolas que entravam dentro da mata depois de fugir entraram dentro da mata sem saber por onde ir e chegaram em um local onde atualmente é a comunidade de Arisco dos Pires. Mas o que explica o povoamento da cidade de Jundiá?
A explicação esta de fato ligado ao Riacho Jundiá e a Comunidade do Arisco dos Pires segundo minhas pesquisas. O povoamento partiu nas ultimas décadas do século XX. Segundo entrevistas o Riacho Jundiá era mais extenso e chegava próximo a Jundiá, assim pessoas foram se acomodando e continuando a derrubar árvores a partir dos anos 30 do século XX, assim o crescimento acelerou um pouco, mais foi somente a partir do ano de 1960 que crescer com uma rapidez.
Desde da entrada do século XXI onde um acontecimento marcou sua vida “a sua emancipação política” vem se desenvolvendo com grande eficácia, pois de um simples povoado se tornou distrito e logo em seguida uma cidade maravilhosa.
Mas, sempre Jundiá foi Jundiá e quantos anos tem a comunidade?
Sempre Jundiá foi Jundiá, o motivo de se chama Tapera foi por causa de uma mulher que possuía sua identificação assim. E a idade de Jundiá certo ainda, não posso dizer pelo motivo das pesquisas ainda não confirmarem. Mas, vamos raciocinar. Brasilina Augusta de Freitas já moravam em Jundiá nos anos 30 isso que dizer que até 2015 Jundiá tem 85 (Oitenta e Cinco) anos. Agora vem a questão, mais se já morava pessoas em Jundiá isso comprova que Jundiá tem mais de 100 (cem anos)? Sim, comprova o motivo de Jundiá ser Jundiá é ligado ao peixe Jundiá que era abundante no Riacho Jundiá. A questão é que segundo alguns moradores nos anos de 10 e 20 do século passado já se pescava e chamava aquele local de Jundiá.
Por Antenor Mario da Silva
Pesquisador
Nenhum comentário