Compramos demais?
Do JNT
Por Antenor Mario
(Imagem: internet)
Comprar é uma atitude bem normal e atual dos seres humanos. Hoje no mundo estamos vendo que as pessoas estão comprando cada vez mais coisa sem nenhuma precisão.
Como consumidores somos alvos de grandes novidades que o mundo nos apresentar e uma delas são o dilúvio de coisas que a propaganda nos oferece. Transformar nossos desejos em necessidades é um objetivo essencial da propaganda. Em uma semana que fiquei de férias, estava em Parnamirim, uma cidade do Estado do Rio Grande do Norte. Numa noite estava assistindo TV, um canal local e ao meu lado estava minha tia. Das 8h até 2h da manhã estava assistindo TV, nos comerciais assistir mais de 100 (cem) propagandas contado com diversas promoções e liquidações. Diversas formas de você paga aquele produto, frete grátis e vários preços para determinadas coisas. O mundo na TV estava perfeito para quem quisesse compra naqueles supermercados e lojas. Mas, não pense que era perfeito. No outro dia formos a um desses supermercados e havia mais de 200 (duzentas) pessoas comprando “peitos de frango” a um preço de R$ 10,00 já que estava por R$ 15,00 da última vez. Só que a surpresa foi no outro dia quando essa mesma marca e o mesmo tipo de peito de frango passou a ser R$ 12,00 e em seguida na outra semana R$ 17,00. Na verdade esta semana já era Semana do Natal, que passando o ano novo ficou por R$ 7,50 aquele mesmo produto até o carnaval. Sinceramente fiquei indignado com esse absurdo não sabia de tanto enrolo que havia nestas propagandas absurdas da sociedade. A principal atitude de uma propaganda é criar fantasias. Vamos imaginar uma, eu sou o publicitário e estou fazendo no comercial um arroz bem gostoso com aquele feijão bem delicioso. Neste mesmo comercial junto à família e digo que sem esse tempero sua família não come.
Observando isso vemos que a propagando faz nossas cabeças voarem por sonhos completamente excêntricos e ainda de usar nossos estados emocionais além de nossos amigos e familiares em seus estados de graças e honrosas pela TV para usar nossa mente a deseja coisas, para podemos sair de nossas casas a ir comprar aquilo que desejamos algo que antes estava em um comercial e agora está presente em nossa residência.
As promessas da propaganda são incrivelmente bem elaboradas. “Melhore sua qualidade de Vida”, “Faça agora sua oportunidade do futuro”, “Seja cliente de nosso prestigio”, “Leva à sua mesa qualidade de vida”, “Busque algo melhor para sua família” e “Defina suas atitudes com um sorvete gelado para o verão”. Se citarmos todas as formas que uma propaganda anuncia é palavras, frases e textos que não termina.
Mas, lembramos que a pergunta desta matéria essencial foi na verdade essa “Compramos demais?”. A, resposta já é entendida, pois fabricamos tanto lixo que podemos de fato adquirir esse conceito: “Que antes de ele ser lixo, ele foi mercadoria e logo em seguida foi esse resido hoje chamado lixo”. Hoje em dia as pessoas compram tanto que no final jogam quase tudo para fora de sua casa, criando esse processo: Matéria Prima (escolha), Fabricação do Produto, Distribuição, Compra, Uso e Lixo. Essa é a forma mais simples de apresentar a você leitor sobre que nós seres humanos estamos cada vez mais comprando coisas e é tantas coisas que faz afinal tudo ser “lixo” é pouco o que fica em nosso uso, mais devemos cada vez pensar antes de comprar se é necessário ou não o uso daquilo que vamos comprar. E se vemos uma propaganda e ficamos com o impulso de comprá-lo pense: “Será que preciso?” e em seguida você deve adquire que ter essas coisas não faz de nós importantes como a propaganda se apresentar, pois vivemos na realidade não no palco de um teatro ou em outras palavras no Drama de uma vida cheia de fantasias e luxo.
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