CULTURA: Ritmos e Tradições de Jundiá/RN

Do JNT

A cultura jundiaense é imensa. E, durante a realização da Semana da Cultura, o JNT - Jundiá Noticia irá apresentar para vocês todo o conhecimento cultural de nosso município.

(Imagem: JNT)

"Jundiá/RN é rico em cultura, mais pobre em valorização" essa frase é costume os moradores de nosso município falarem. Nossa terra perdeu ao longo dos anos suas riquezas e vidas históricas, foi preocupando que surgiu eventos para apresentar as pessoas esses conhecimentos e dar-lhe de presentes o poder de vê a possível valorização, são eles: SEMANA DA HISTÓRIA DE SANTA FÉ (2010,2011,2012,2013,2014 e 2015); BIENAL DO LIVRO DE SANTA FÉ (2012,2014 e 2015); SEMANA DA ARTE (2016); SEMANA DA CULTURA (2015 e 2016) além de outros específicos como a EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIA, CULTURA, ARTES E TECNOLOGIA - ECCAT (2013 e 2015); FEIRA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO (2006,2010 e 2014) e o MISS E MISTER JUNDIÁ/RN (2015 e 2016) que promove o conhecimento e a valorização da história local. Tudo isso favorece e enriquece nossa sociedade em meio cultural.

(Foto: CENISO. ECCAT 2015)

(Foto: CENISO. Semana da História)

Em cada canto de nossa sociedade jundiaense, grita as manifestações culturais, mais vem ocorrendo com menor intensidade e os eventos citados acima vem tendo um público menor comparado as outras edições. Mais, isso não é a maior preocupação já que eles são para manter vivo a tradição, mostrando as pessoas qual é a importância deles. O problema maior são os mais tradicionais.

As principais festas comemorativas tradicionais de nosso município são: as FESTAS JUNINAS (Comemorada aos padroeiros Santo Antônio, São João e São Pedro) e Festas de Padroeiros (Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Jundiá/RN; Santo Antônio - Lajedo Grande, Jundiá/RN; Divina Santa Cruz - Santa Fé, Jundiá/RN além de outros padroeiros).

(Foto: Arquivo/CENISO - Quadrilha Filhos do Sertão da Escola Municipal Menino Jesus)

(Foto: Página de Rede Social (Facebook) da Banda - Foto da Banda Marcial da Escola Municipal Paulino Francisco de Souza)

(Foto: Paula Maria/Cedida. Festa Junina 2015)

E, é com tudo isso já comentado em nosso conhecimento, que vamos vê agora, um retrato mais provado de nossa riqueza cultural.

As lendas, as festas, os aromas, os sabores, os enfeites, as danças, as músicas, os trajes típicos, as manifestações populares. Bem-vindo meus caros amigos interessado na valorização da cultura ou aqueles leitores curiosos ao mundo cultural jundiaense! De canto a canto nossa terra possui tradições que compõe em sua vida um retrato cultural que precisa ser conhecido.

O termo "Cultura" vem da palavra "Costumes" onde inclui conhecimento, arte, crenças, a lei além de hábitos adquiridos pela sociedade ao longo da história e dos tempos. E, Jundiá não foi diferente.

Mais, eu não vou deixar de falar a palavra chave que deu origem a Semana da Cultura. O "Folclore".

O termo "Folclore" vem dar o significado de: conjunto de costumes além de lendas, provérbios, manifestações artísticas onde está preservado por um povo seja pelo ato ou pela oralidade.

Na sociedade brasileira, o dia do folclore é comemorado em 22 de Agosto de todos os anos.

Mais, não vamos especificar o termo "Folclore" e sim "Cultura" de nossa terra ou seja de nossa amada Jundiá/RN.

Na próxima matéria, vamos conhecer sobre a cultura infantil de nossa sociedade jundiaense.



Por Antenor Mario

Nenhum comentário

JUNDIÁ TV