Revista recém publicada do IHGRN possui um pouco sobre a história do municipio de Jundiá/RN.

Do JNT

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), divulgou recentemente a 2ª parte do dossiê Municípios do Rio Grande do Norte, e a publicação tem artigo escrito pelo Escritor do município de Jundiá, Antenor Mario.

(Imagem: Capa da Revista/Divulgação/IHGRN)

A Revista do IHGRN Nº. 98 contém a segunda parte do dossiê Municípios do RN além de um especial sobre Cascudo em homenagem aos 120 anos (2018) e a publicação de fotografias da Semana Câmara Cascudo no IHGRN. Na capa, a tríade da cultura do Rio Grande do Norte: Manoel Rodrigues de Melo, Enélio Lima Petrovich e Câmara Cascudo.

Para ter acesso ao sumário e ao primeiro artigo da Revista, acesse http://ihgrn.org.br/publicacoes e clique em “Ler um trecho”.

(Imagem: Divulgação/IHGRN.)

De forma bem simples, Antenor Mario resumiu o que pouco conhecemos da história do município de Jundiá/RN, falando das tradições festivas; um pouco do trabalho da Professora Brasilina Augusta de Freitas; dos grupos culturais como a Quadrilha Junina Encanta Jundiá além da visita do Rei do Baião que as pessoas contam, a visita de Luiz Gonzaga.

"Resumir o máximo, pois estamos resgatando e registrando a história do município. Ouvindo as pessoas, recolhendo fotos além de outras coisas. Estamos tentando fundar um museu para que seja preservado a história do município." Disse Antenor Mario.

Em um dos trechos, Antenor Mario escreveu: "...o município realiza festas culturais que estão tradicionalmente ligadas a sua história. Em 9 de janeiro é comemorada a Emancipação Política do município com uma programação religiosa, esportiva e social. No mês de junho, o município comemora as festividades do período junino. Tendo as comemorações das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro que são realizadas com comidas típicas, apresentações de quadrilhas e grupos, fogos de artifícios, danças folclóricas, procissões de padroeiros entre outras formas de comemorar as festividades juninas que inicia no mês de junho e se encerra em julho tendo diversos arraias. No dia 8 de dezembro, é comemorado o dia da padroeira da cidade de Jundiá, Nossa Senhora da Conceição que ocorrem dentro de um clima recheado de fé e festa. A data de comemoração da festa é feriado municipal."

(Foto: Antenor Mario. Além de ter outras ocupações é estudante.)

Sobre Antenor Mario: É ator, escritor, poeta e pesquisador. Nasceu em 18 de Maio de 1998, naturalizado do município de Várzea/RN. Autor dos livros, A Imagem da Arte: Poemas da minha vida e As confissões de alexander: escrevendo o diário, lançados em 2017. Em 2018, lançou o livro infantil, o Senhor e a Confusão dos Bichos. Também no mesmo ano, se tornou membro efetivo da Academia de Letras e Artes da Região Agreste Potiguar do Rio Grande do Norte. Em 2019, se tornou Coordenador de Cultura do município de Jundiá/RN e pela primeira vez publica um artigo em uma revista, sendo a do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Antenor, ainda é estudante. Sendo também envolvido em diversos trabalhos sociais, culturais, históricos e de pesquisa como o resgate da história de Jundiá/RN.

Nenhum comentário

JUNDIÁ TV