Secitex do IFRN 2016: Palco de Conhecimento

Do JNT

Por Antenor Mario

A 2ª Secitex do IFRN que engloba palestras, minicursos, oficinas e diversos eventos como a 4ª Mostra Tecnológica, Mostra Coletiva de Arte, 1º Prêmio de Empreendedorismo Inovador, 12º Congresso de Iniciação Cientifica (Congic), 4º Simpósio de Extensão do IFRN e o 1º Simpósio de Ensino de Ciências e a 2ª Olimpíada Robótica do Instituto. Tendo como tema: “Ciência alimentando o Brasil”, com mais de 3,5 mil inscritos e 700 trabalhos foi realizado entre os dias 23 e 26 de Novembro, a Secitex 2016.

(Foto: Antenor Mario/JNT - Entrada do prédio principal do câmpus de Parnamirim)

Sendo o maior evento científico e cultural do IFRN, teve seu encerramento neste sábado, 26 de Dezembro de 2016. Na sua finalização, foi anunciado o nome do próximo Câmpus a receber o evento, Câmpus Caicó.

A Semana de Ciência e Tecnologia e Extensão do IFRN, considerada um palco de conhecimento para o estado do Rio Grande Norte mostrou aos visitantes e a toda comunidade em geral, o seu grande papel. Acompanhada, por milhares de pessoas o evento ficou marcado no Câmpus de Parnamirim.

A arte, a linguagem, a ciência, a matemática entre todas as áreas passaram aos participantes uma grande e importante missão de uma escola – a extensão. Através da extensão de conhecimento, ou seja, uma troca de conhecimento se faz uma sociedade mais participativa e conhecedora. E, o IFRN vem cumprido com seu papel fundamental para o desenvolvimento de nosso estado.

Os minicursos e oficinas além das palestras são algo totalmente explorado para a transmissão de conhecimento, a Secitex aumentou esse trabalho fundamental da instituição.

(Fotos: Antenor Mario/JNT - LABORATÓRIO/OFICINA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, Ministrante: JERONIMO SILVA)

(Fotos: Edilene - OFICINA DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS, Ministrante: ROGERIO GOMES ALVES)

(Foto: Antenor Mario/JNT. OFICINA DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS, Ministrante: ROGERIO GOMES ALVES)

Durante o evento, ocorreram diversas apresentações com stands na área aberta da instituição do Câmpus, criando uma troca de informação. Pois, esses stands apresentavam os trabalhos desenvolvidos pelos campi em todo o estado do Rio Grande do Norte.

(Fotos: Antenor Mario/JNT)

Também, o evento é o caminho da tecnologia. A Olimpíada Robótica é algo de grande descoberta criada pelos próprios discentes da instituição. Esse encontro, com caráter competitivo, apresenta a sociedade o amplo conhecimento adquirido e procurado pelo IFRN. Sendo assim, a instituição é um grande porte de pesquisa à qual por meio da olimpíada, procura usar a extensão para um amplo conhecimento geral entre a escola e a sociedade, e a sociedade e a escola.

A Secitex, um grande evento extensivo, um dos maiores de apresentação de conhecimento do estado, é um trabalho altamente educativo. Procurando; o ensino, a pesquisa e a extensão para expandir conhecimento. A própria sociedade, que possui a livre liberdade de acompanhar e participar desse evento, percebe que é importante à sua personalidade no bom funcionamento do time de conhecimento. O principal destaque, não é somente as pessoas que fazem o evento acontecer e sim, todos que se uni para participar; professores, alunos, comunidade externa entre todos os outros.

(Foto: Antenor Mario/JNT)

Nenhum comentário

JUNDIÁ TV