Água doce: Jundiá/RN precisa economizar se não terá crise de abastecimento

Do JNT

Em 2015 foi realizado pela primeira vez em Jundiá/RN, a Semana da Água onde tratou de colocar em pauta a possível possibilidade de um crise em abastecimento de água em nosso município.

(Foto cedida por: Maria das Dores A. do Nascimento)

Um ano antes, na Trienal do Agreste Potiguar foi relatado sobre essa questão onde levou a preocupação imediata sobre a água.
Agora em 2016 já se ver que a possível hipótese está se tornando verdadeira. Onde os rios Araraí e Jundiá estão muito baixos de seu nível normal. A principal causa disso é a seca mais também a devastação das matas ao redor do patrimônio natural.

A história nos alerta que antes quando havia um pequeno nível de ocupação humana os rios tinha níveis elevados. Mas, a população tem crescido muito à qual desmataram matas para plantações (cultivo agrícola e de animais) e construções de habitações. Nosso município por ser ainda bastante rural não tem ainda tantos problema como muitas cidades. Mas, já se ver um problema bastante preocupante — a falta de água.

Os nossos rios também tem uma grande vantagem: eles são abastecidos pelas chuvas em época de inverno à qual chove bastante, aumentando o seu nível. Além de que pela localização à qual estamos, no Verão também se ver chuvas frequentemente.

A propósito, a questão é não desperdiça água. Somente assim, poderemos de fato contribuir para que não falte, o bem mais precioso da natureza em nosso dia a dia. Somos chamados a fazer parte dessa causa, primeiro pelo nosso bem e da natureza. Plantar uma árvore é um gesto de amor ao meio ambiente e ainda ajuda no equilíbrio natural, fazendo da terra mais forte e dando vida ao que já estar quase morto.

Seja um cidadão consciente e faça sua parte! Economize! Apoie a natureza!

Nenhum comentário

JUNDIÁ TV