O Conhecimento dos Para-Raios
Artigo Educativo
Imagem: Internet
-No link no JNT: http://jntceniso.blogspot.com.br/2015/09/alunos-estudam-em-aula-pratica.html
Fizemos a seguinte pergunta:
Nos dias atuais, o conhecimento desenvolvido sobre eletricidade nos possibilita entender como ocorre tal fenômeno e até como prevenir os estragos causados por ele? -Você sabe explicar o funcionamento dos pára-raios?
Agora nos damos a resposta através do Professor Aderson Paulino de Souza:
Os para-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de fios condutores. Essas hastes são colocadas nos pontos mais elevado do local a ser protegido, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio. Como o para-raio está ligado ao solo, às cargas elétricas recebidas são transferidas para a Terra sem causar danos. A função dos para-raios é proteger construções, como edifícios, casas, etc., contra as descargas elétricas atmosféricas (raios). Eles evitam a queima de equipamentos domésticos, como computadores, televisores, aparelhos eletrodomésticos, etc.
Os cinco mandamentos do que não fazer durante uma tempestade:
Praticar atividades de agropecuária ao ar livre, circunstância que mais mata pessoas no Brasil.
Ficar próximo a carros, tratores, andando em motos, bicicletas e ao lado de transportes em geral.
Ficar em campo aberto, como em praias, campos de futebol ou embaixo de árvores e perto de cercas.
Ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com fio, ou celular conectado ao carregador ) e objetos metálicos grandes.
Ficar em um abrigo aberto, como uma sacada, varanda, toldo, deque, etc
Opção segura de abrigo:
Busque um veículo fechado como abrigo e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.
Nenhum comentário