PERSONALIDADES JUNDIAENSES SÃO HOMENAGEADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES DE JUNDIÁ/RN

Do JNT

Em sessão solene a Câmara Municipal dos Vereadores de Jundiá/RN, homenageia e reconhece as Personalidades Jundiaenses. Sendo Políticos, Professores, agricultores, músicos e outras pessoas que contribuíram e contribui para o município de Jundiá/RN.

O momento se deu inicio com a Oradora, Adelany Teixeira que convidou o Senhor Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Jundiá/RN, Joel Dikson a abrir a solenidade.

(Foto: Antenor Mario/JNT.)

O Presidente, Joel Dikson abriu a Solenidade com o convite para a formação da mesa.

(Fotos: Antenor Mario/JNT.)

Em seguida, houve o momento da Palavra.

(Fotos: Antenor Mario/JNT.)

Após o termino do momento da Palavra se deu inicio ao Reconhecimento e Homenagem.

(Fotos: Antenor Mario/JNT.)

Conheça, um pouco sobre cada um:

HOMENAGEADOS

 Anita Pereira Alves, nascida em 10 de maio de 1950, natural de Brejinho/RN, reside no Sítio Vertente, município de Jundiá/RN e é agricultora. Durante muitos anos realizou partos no município de forma voluntaria, onde se totalizou em 80 partos (em média) e para aprimorar seus conhecimentos a referida decidiu iniciar um curso de técnico em enfermagem, pois ajudar as mulheres nesse momento tão importante a fazia muito feliz, e, também as acompanhava até a maternidade quando não dava tempo de realizar o parto em casa.

 Antenor Mario da Silva, nascido em 18 de Maio de 1998, natural de Várzea/RN e residente em Santa Fé, município de Jundiá. Atualmente cursa Mecatrônica (técnico subsequente) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campi de Parnamirim. É, ator, escritor, blogueiro, fotógrafo, youtuber, ilustrador, escritor e poeta, autor dos Livros "A Imagem da Arte: Poemas da Minha Vida" e "As Confissões de Alexander: Escrevendo o Diário" e criou junto com o amigo, Oswaldo Candido Félix o primeiro jornal impresso e eletrônico de Jundiá/RN.

 Antônio Emídio Cordeiro, nascido em 06 de Julho de 1941, natural de Rego de Pedras município de Jundiá/RN, residente deste mesmo município, agricultor, conhecido como “Antônio miada”, serviu ao exercito brasileiro, trabalhou como metalúrgico em são Paulo e Ingressou na política no ano de 1972 onde foi eleito, exercendo o mandato até 1976 sem nenhuma remuneração. O próprio conseguiu reeleição, sendo o segundo vereador mais votado naquela época. Lutou para as instalações da energia elétrica de Jundiá e demais municípios, inseriu o projeto para a construção da Escola Municipal João Batista da Cruz no Arisco dos Pires e também com seu apoio e experiência política, lançou o filho Antônio Emídio Cordeiro Filho, para candidato a vereador, onde conseguiu se eleger.

 Eliete Elza de Freitas, conhecida como “Dona Lete”, natural de Jundiá/RN, viúva, mãe de 5 filhos e avó de 4 netos, graduada em pedagogia. Filha da 1° (primeira) professora desta mesma cidade, a Sra. Brasilina Augusta de Freitas (Dona Nina, em memória). Trabalhou por 2 anos sem remuneração como professora e lutou por mais 10 anos para manter a escola funcionando, mesmo com a falta de professores. Foi diretora da Escoa Estadual, onde leva o nome do seu pai, o Sr. João Bernardo de Freitas, que teve a honra de batalhar pelas melhorias desse ambiente de aprendizado. Também teve uma trajetória política como vereadora da cidade de Várzea, na época contou com o apoio do seu esposo Aderson Paulino de Souza (em memória) obtendo a 1° (primeira) colocação no pleito. Com tantos passos e lutas em sua trajetória de vida, Dona Lete é uma das cidadãs homenageadas da noite.

 Geraldo Fernandes da Silva, natural de Várzea/RN, filho de Serafim Teixeira da Silva e Ana Anita Fernandes, atualmente com 77 anos de idade, foi aluno de Dona Nina, é agricultor, comerciante, católico praticante, casado com a senhora Creusa Vieira da Silva, desta união nasceram 10 filhos; mesmo com pouco estudo fez tudo que possível para que os seus filhos pudessem estudar, sempre mostrando pra eles que era o caminho mais fácil para alcançar dias melhores em suas vidas. É uma pessoa que goza de grande respeito em Jundiá e, também, nos municípios vizinhos por seu exemplo de humildade, honestidade e que busca ser solidário com o próximo, ajudando dentro das suas possibilidades. Sempre passou para a formação de seus filhos que para ser um vitorioso na vida não é preciso prejudicar ninguém.

 Irene Maria da Conceição Chagas, mais conhecida como Dona Nininha, nascida em 21 de Agosto de 1937, natural de Jundiá/RN, teve grande contribuição na alfabetização de muitas crianças da comunidade de Arisco dos Pires. Atualmente reside na comunidade de Arisco dos Pires, é agricultora, atua voluntariamente na igreja católica da comunidade onde mora como auxiliar, e tem um papel relevante na cultura de Jundiá.

 José Antão de Meireles, nascido em 17 de janeiro de 1937, natural de Tomé, município de Jundiá/RN, casado com Maria do Socorro Barreto Meireles, pai de 8 filhos, trilhou sua vida no comércio e na agricultura, no qual se orgulha da forma como educou e incentivou na formação de seus filhos. Nos anos de 1963 a 1969 ingressou na política como vereador, onde desempenhou um excelente trabalho representando os interesses da população perante o poder público, deixando assim um legado memorável e bem construtivo.

 José Antônio Silva Xavier, nascido em 13 de Maio de 1954, natural de Natal/RN, morou no município de Várzea no ano de 1983. Começou atuar em trabalhos políticos, comunitários e sociais em Várzea no ano de 1984. Candidatou-se a vereador pela primeira vez em 1988, onde ficou na segunda suplência. Em 1992 ficou na primeira suplência. A partir do ano de 1996 foi eleito, exercendo seus mandatos nos anos de 2000, 2004 e 2008 ganhando quatro vezes com longa carreira política. Como vereador fez assessoria ao prefeito daquela época, Antônio Genival, sendo responsável pelas ações sociais no município de Jundiá, foi presidente comunitário em Lajedo Grande, e junto ao tesoureiro Manoel Gomes de Sena, conseguiram pelo programa de apoio ao pequeno agricultor dotação sementaria necessária para trazer a água da vertente para Lajedo Grande, foi responsável pelas instalações trifásicas de Lajedo Grande, foi presidente da câmara dos vereadores, conseguiu um convenio com 13 unidades habitacionais, conseguiu também projeto de caprinocultura, implantou o ensino fundamental na Escola Municipal Iberê Ferreira de Souza na comunidade de Lajedo Grande e ocupou o cargo de vice-diretor da Escola Estadual João Bernardo.

 José Barreto de Lima, nascido em 06 de outubro de 1949, reside em Santa Fé, município de Jundiá e foi eleito vereador no ano de 1992 com 172 votos, onde desempenhou um excelente trabalho representando os interesses da população perante o poder público, deixando assim um legado memorável para a população jundiaense, em especial na comunidade de Santa Fé.

 Joaquim Gomes Chacon, conhecido com “seu Chacon”, natural de Nova Cruz/RN, chegou a Jundiá no ano de 1952, comprou terrenos e construiu 20 casas para a população carente, construiu o campo de futebol de Jundiá (o cruzeiro), desde 1972 vem contribuindo no futebol local e ajudou de forma efetiva para o plebiscito da cidade de Jundiá. Assim os esportistas amadores deixam seus agradecimentos: “em nome dos clubes amadores da nossa região nossos agradecimentos por tudo que o senhor fez e faz pelo esporte do nosso município”.

 José Lenilson Mendes, conhecido como “Lenilson do repente”, é filho natural de Jundiá, nasceu em 15 de julho de 1969. Mudou-se para a cidade de Natal, mais depois de quatro anos voltou para sua cidade, à caçulinha do RN (Jundiá), é músico, compositor e agricultor. Iniciou na música aos 16 anos de idade, sendo um importante músico da cultural regional da nossa cidade e começou a incentivar e realizar grupos de músicas trabalhando de forma voluntaria emprestando os seus próprios instrumentos.

 José Luis da Silva, conhecido como Duda, nasceu em 18 de outubro de 1972, natural do Sítio Vertente, iniciou os trabalhos artesanais com 7 aos de idade e se profissionalizou com 16 anos como artesão, é marceneiro, foi professor comunitário em Jundiá, porém, só o irmão do próprio que colocou em execução o que aprendeu.

 Luís Paulino da Silva, natural da cidade de Nova Cruz/RN, nasceu em 19 de setembro de 1937, com alguns anos veio morar em Jundiá, é agricultor, lançou sua candidatura a vice-prefeito com o senhor Antônio Genival da cidade de Várzea no ano 1989 (onde naquela época Jundiá pertencia a Várzea), e, prestou serviços dando assistência a toda à população Jundiaense.

 Manoel Alves Sobrinho, nascido no dia 31 de março de 1924, sempre residiu em Jundiá/RN, foi vereador 2 vezes exercendo seu papel sem receber nenhuma remuneração pelo serviço prestado, sempre ajudou a população e contribuiu na execução da primeira igreja católica da cidade.


 Manoel Luiz do Nascimento, nascido em 20 de dezembro de 1949, natural de Várzea/RN, casado com a sra Maria Zenira, tem 3 filhos. Teve sua vida política iniciada no município de Várzea, sendo primeira vez vereador entre os anos de 1967 a 1972; duas vezes vice-prefeito entre os anos de 1973 a 1976 e 1983 a 1988; e, prefeito de Várzea entre os anos de 1997 a 2000. Foi o primeiro prefeito de Jundiá, eleito em 1° de outubro de 2000, pela legenda do PP, onde obteve 1.039 (um mil e trinta e nove) votos. Tomou posse em 1° de janeiro de 2001 e administrou até 1° de janeiro de 2005.

 Maria Aparecida Nogueira, natural de Goianinha/RN, até os 7 anos de idade morou em Goianinha e logo após veio morar em Jundiá/RN, foi parteira durante 20 anos. O primeiro parto foi na maternidade de Arês. Também fez parto em Lages Pintada e Caicó. Nunca faleceu nenhum bebê nos partos que realizou. Grande parte dos partos era de graça, além de comprar o material que seria utilizado com seu próprio dinheiro.

 Maria Das Dores da Silva, conhecida como “Dona Dorinha”, natural de Jundiá, onde reside até hoje, nasceu em 05 de fevereiro de 1940. Sempre colaborou de forma ativa na prestação de serviços e atuou voluntariamente na área da saúde. Nos anos de 2005 a 2008 foi eleita vereadora e continuou dedicando-se as causas comunitárias.


 Marleide Oliveira de Lima, nascida no dia 23 de Maio de 1961, natural do Riacho Grande, município de Jundiá/RN, começou a lecionar na Escola Municipal Manoel Martins de Meireles, em Gravatá. Anos depois assumiu o cargo de gestora da escola citada, sendo a diretora com maior atuação nesta (de 2007 a 2016), contribuindo assim na formação e desenvolvimento de várias crianças.

 Paulo Antônio de Meireles, nascido em 03 de Janeiro de 1951, natural de Jundiá/RN, onde mora até hoje. Iniciou sua trajetória politica lançando-se candidato pela primeira vez a vereador na cidade de Várzea (quando então Jundiá pertencia a Várzea), após eleito exerceu o seu mandato. Tempos depois o município de Jundiá desmembrou-se da cidade de Várzea, então, o próprio lançou sua candidatura em Jundiá, no qual foi eleito consecutivamente três vezes vereador. Em exercício conseguiu para o município a construção de uma ponte molhada no Riacho Grande, na divisa de Jundiá a passagem.

 Pedro Batista da Cruz, nascido em 29 de junho de 1934, natural de Jundiá, reside em Arisco dos Pires, conhecido como “seu Pedão”, foi um dos fundadores do Palmeiras futebol clube (time do município) e contribui com empenho e dedicação até os dias atuais para o crescimento e desenvolvimento deste time.


 Raimundo Paulino de Souza, nascido em 18 de junho 1946, natural de Jundiá, foi candidato a vice-prefeito da cidade de Várzea (quando Jundiá a pertencia), onde conseguiu ser eleito. Em exercício de vice-prefeito, comprou terrenos, loteou para a população construir e teve total participação no plebiscito para Jundiá ser emancipado.

 Thiago Saturnino de Freitas, nascido em 23 de março de 1946, natural de Goianinha/RN, reside em Jundiá/RN, é médico. Como médico já realizou muitos atendimentos a população jundiaense de forma voluntária (sem cobrar nada), desde quando era recém-formado, e, até os dias atuais continua dando toda a atenção que o município precisa no que diz respeito à saúde. Foi prefeito de Jundiá nos anos de 2005 a 2008. E, teve grande contribuição no processo de criação do município de Jundiá.



Nenhum comentário

JUNDIÁ TV