Sabores bem Jundiaense

Do JNT

Algumas comidas também fazem parte da costura jundiaense. Os principais pratos são: Feijoada, Sopa, buchada entre outros. Muitos desses pratos tem aromas e sabores únicos e bem deliciosos. O cardápio é rico. Também temos em tradicional prato, beiju de mandioca mole, tapioca e grude. Vamos conhecê-las.

(Imagem: JNT)

- Feijoada

"Hoje é feijoada" é frase ouvida bem no dia a dia da sociedade jundiaense. Tem restaurantes que lucra o bastante quando faz feijoada. O prato vem do período colonial brasileiro até os dias atuais. Ele é saboreado aqui mesmo em nosso municipio com farinha de mandioca e couve até mesmo pão.

Sopa

Se possui um alimento líquido e cremoso que as pessoas gostam em Jundiá/RN é "Sopa", talvez seja o prato mais comum depois do "cuzcuz" em nossa sociedade. A sopa é feita de vários tipos, aqui mesmo tem pessoas que usa carne, galinha, peixe, legumes além de outros para formar seu caldo, podendo conter ainda feijão, verduras, legumes, massas, cereais à qual em seguida bate do liquidificador e põe no fogo que logo em seguida vai a mesa.

Buchada

A buchada é um prato bem típico de nosso município. Buchada na verdade é o bucho ('estômago') e demais entranhas de animais; tripalhada à qual é servido cozido ou fritado.

Beiju de Mandioca Mole

O beiju de mandioca mole é um prato bem tradicional e típico de nosso lugar.

Tapioca

A tapioca é um prato bastante visto em nosso lugar. Na verdade é uma fécula comestível, extraída das raízes da mandioca ou do aipim. Nossa região é uma terra da farinha até mesmo porque próximo fica a cidade da farinha, Brejinho/RN. Assim, a muitas plantações de mandioca favorecendo o consumo da tapioca e até mesmo do beiju.

Grude


O grude de goma é um prato bastante feito durante a semana santa. Ele se faz da goma de tapioca e de leite.

Outros pratos bastante visto é a pamonha, canjica e arroz doce além do Bolo de Milho.

Na próxima matéria da série, veremos "Superstições".


Por Antenor Mario





Nenhum comentário

JUNDIÁ TV