Interdisciplinar/Ambientalismo
Na semana Passada, o JNT – Jundiá Noticia, pois uma enquete que dizia: “Existem Muitos Problemas Ambientais. Faltou soluções mais criativas. Acontece demais por aqui.” E na noticia, que falava de poluição, mais profundamente das queimadas do lixão do município, perguntávamos sobre a relação deste titulo com a noticia.
Já ouviram falar de “Tópicos de Língua – Padrão?” Isso mesmo variação lingüística, isto é, varias modas de falar a língua.
Mais o que isso tem a ver com a poluição do lixão? O fato é que a ligação está pela nossa imaginação consciente de ver as coisas. Certamente que leu o jornal da semana passada deve ter observado que quando o titulo da noticia falou: “Existem Muitos Problemas Ambientais...” está no plural, dizendo ao leitor que são muitas coisas. Continuando diz “... Faltou soluções mais criativas. Acontece demais por aqui.” A chamada “Concordância Verbal” não existe nesta frase, fazendo da referida frase um linguagem não padrão. Portanto se deixa claro que são comuns na nossa falar informal, dizemos estas sentenças.
O caso de esta ligado não é a frase (o titulo), dizer o tema discutido, na forma correta. A lógica é explicar o leitor, que muitas vezes erramos, mais com o erro, aprendemos o certo. Por este motivo o JNT, fez está interatividade, mostrando que devemos cuidar mais da natureza.
E qual é a forma certa da frase? É simples. As pessoas que tem um bom tempo escolar tendem a poucos problemas na concordância verbal. Por este motivo o erro desta frase foi o sujeito que está colocado depois do verbo. Dizendo que, o deslocamento do sujeito para a direita do verbo nos faz, nestes casos, abandonar a concordância. Portanto na Língua padrão, a sentença deve ocorrer da seguinte forma: Existem muitos problemas ambientais. Faltaram soluções mais criativas. Acontecem demais por aqui.
Imagem: Internet





Nenhum comentário