Há 26 anos, Marty McFly viajava de DeLorean para 21 de outubro de 2015

JNT NO TRIBUNA DO NORTE - 21\10\2015 Esta quinta-feira, 21 de outubro de 2015, é uma data especial para cinéfilos. Há 26 anos, quando Robert Zemeckis fez De Volta para o Futuro 2, Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox, viajava a bordo do DeLorean envenenado do cientista Doc e chegava no futuro, representado justamente por esse dia. Vale lembrar a cronologia da série cultuada. O primeiro Back To the Future é de 1985.
Christopher Lloyd e Michael J. Fox estrelaram a série De Volta para o Futuro Imagem: Reprodução oi a primeira vez que Marty embarcou no DeLorean para viajar no tempo. Chegou ao passado e se envolveu com a própria mãe, interpretada por Lea Thompson. Ela ficava atraída pelo garoto descolado e Fox/McFly tinha a maior dificuldade para fazer com que sua futura progenitora se interessasse pelo bobão Crispin Glover. Se isso não ocorresse, ele não nasceria. O sucesso foi tão grande que, quatro anos depois, em 1989, Zemeckis convocou o mesmo elenco (Christopher Lloyd como 'Doc' ) para fazer o 2, e aí o DeLorean chegava ao 'remoto' futuro de 2015.
Imagem: Reprodução Personagens de Christopher Lloyd e Michael J. Fox chegariam hoje ao futuro Fazendo uma análise rápida, até que as "profecias" do segundo filme da franquia não estão tão distantes assim, embora algumas ainda sejam inimagináveis. Para começar, vamos ao DeLorean. O carro projetado por Doc (personagem interpretado por Christopher Lloyd) ainda é algo longe do possível. Algumas empresas americanas até ensaiaram - sem sucesso - a criação de protótipos que poderiam voar. Contudo, a proposta de carros cada vez mais silenciosos é algo palpável, graças ao surgimento dos modelos híbridos e elétricos. No Brasil, cidades como São Paulo e Curitiba já têm esses veículos circulando em suas ruas. O que ainda parece longe de ser uma realidade é o conversor de energia Mr Fusion, que transformava lixo em combustível. Até existem estudos que testam a geração de energia a partir do lixo, mas ainda distante do que é visto no filme.
Imagem: Reprodução Carros voadores como o DeLorean do protagonista Doc ainda estão longe de ser uma realidade Já o Hoverboard, skate voador usado por Marty McFly, já é algo mais próximo do real. A empresa de tecnologia Lexus divulgou recentemente um modelo com essa tecnologia, mas que depende de uma pista com uma estrutura de metal para poder manter-se fora do chão. Sobre a tecnologia que é usada no cotidiano das pessoas, o longa conseguiu previsões - um pouco - mais certeiras. Lembra da cena em que um homem pede uma doação a McFly? Pois bem, o aparelho usado lembra muito os populares tablets, cada vez mais indispensáveis. Outro profecia do longa se refere uma das maneiras como as pessoas se comunicam. O protagonista usa um sistema parecido com o de uma videoconferência, usando um mecanismo de uma TV de tela plana, algo bem próximo do que fazem aplicativos como o Skype, por exemplo. Os óculos inteligentes também são uma realidade (o Google Glass está aí para provar), embora ainda não sejam tão populares. Já celulares, smartphones e internet: esqueça. Não há nem uma menção. Vale lembrar que a internet surgiu em 1989, mesmo ano de lançamento do filme. Quem é a bola da vez em De Volta para Futuro 2 é a comunicação via fax, que praticamente desapareceu nos dias atuais. Outra cena clássica mostra a fachada de um cinema, que anunciava o lançamento da 19ª sequência de "Tubarão". Os intermináveis "Jogos Mortais" e "Premonição" estão aí para provar que explorar uma franquia de sucesso se tornou um padrão em Hollywood.
Imagem: Reprodução Nike até patenteou o tênis que se amarra sozinho, mas nada do modelo no mercado Outro clássico do filme de 1989 é tênis que se amarra sozinho. A Nike, empresa que "lançou" o produto no longa, até já patenteou a invenção, mas o lançamento para valer ainda deve demorar. Por fim, temos drones. Embora tenha pouco destaque em De Volta para o Futuro, essa tecnologia se tornou bastante popular. Cinegrafistas e fotógrafos do mundo inteiro já usam esse tipo de aeronave equipada com câmeras para obter imagens. O recurso hoje é bastante popular no cinema. Maratona movimenta cinemas em Natal Assim como em várias partes do país, os cinemas da capital potiguar organizaram uma maratona de filmes da série. Nas unidades da rede Cinépolis localizadas no Partage Norte Shopping e no Natal Shopping, a brincadeira começa às 17h, com a exibição de "De Volta para o Futuro". "De Volta para o Futuro 2" começa às 19h45 e "De Volta para o Futuro 3" às 22h20. Já no Cinemark do Midway Mall, o primeiro filme da série começa na sessão das 17h10. O segundo longa da franquia será exibido às 19h40 e a parte 3 às 22h. Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/ha-26-anos-marty-mcfly-viajava-de-delorean-para-21-de-outubro-de-2015/327655

Nenhum comentário

JUNDIÁ TV